Um Mergulho Refrescante: Conheça os Tipos de Piscina e Escolha a Melhor para Você

Mergulho Refrescante

O verão está no ar e o calor marca presença em praticamente todas as cidades do Brasil. E com as temperaturas elevadas, o desejo de ter uma piscina em casa vem à tona e muitas pessoas começam a se organizar para fazer esse investimento

Poder dar um mergulho refrescante a qualquer hora do dia ou da noite sem precisar sair do conforto do seu lar é uma ideia tentadora, não? Mas antes de construir uma piscina é importante que você conheça melhor os diferentes modelos disponíveis no mercado e escolha aquele que atende às suas necessidades.

E foi pensando nisso que nós trouxemos esse texto com informações úteis sobre os principais tipos de piscinas.

1. Saiba escolher o melhor tipo de piscina para a sua residência – Foto: Habitissimo.com

1. Saiba escolher o melhor tipo de piscina para a sua residência – Foto: Habitissimo.com Foto: Viva Decora

A resistência da piscina de concreto

Deseja ter uma piscina para a vida toda sem precisar se preocupar com reparos frequentes? Então o concreto é uma boa opção de material para o seu caso. Além de oferecer uma alta resistência devido a sua estrutura que mescla concreto e aço, esse tipo de piscina também é muito versátil, podendo ser construída nos mais diferentes formatos e estilos, com revestimentos que vão desde a tradicional cerâmica até as modernas pastilhas coloridas.

2. Casa com piscina de concreto concreto – Foto: Habitissimo.com

2. Casa com piscina de concreto concreto – Foto: Habitissimo.com Foto: Viva Decora

Alvenaria e sua versatilidade

A piscina de alvenaria é uma das opções favoritas dos brasileiros devido a sua versatilidade, que permite adaptá-la aos mais diversos tamanhos, profundidades e acabamentos. A estrutura da piscina de alvenaria é composta por tijolos revestidos por uma camada de concreto, o que faz com que ela também seja uma opção resistente e durável.

3. Casa sofisticada com piscina de alvenaria – Foto: Habitissimo.com

3. Casa sofisticada com piscina de alvenaria – Foto: Habitissimo.com Foto: Viva Decora

A praticidade do vinil

Quem deseja ter mais praticidade na hora de revestir a piscina de alvenaria ou de concreto pode optar pelo vinil como uma excelente opção de acabamento. O vinil ajuda a impermeabilizar a piscina e está disponível em uma ampla variedade de cores e estampas que permitem personalizar a piscina de acordo com o seu gosto pessoal.

A aplicação do vinil é feita diretamente sobre a estrutura da piscina e é finalizada com PVC, sendo fundamental contratar profissionais experientes para evitar falhas durante a instalação.

4. A piscina de vinil é uma ótima opção para quem prefere um projeto personalizado – Foto: Habitissimo.com

4. A piscina de vinil é uma ótima opção para quem prefere um projeto personalizado – Foto: Habitissimo.com

Economia com a piscina de fibra de vidro

Para aqueles que desejam uma opção de piscina com preço mais acessível e facilidade na instalação sem abrir mão da qualidade, os modelos de fibra de vidro podem ser a escolha ideal.

As piscinas de fibra de vidro estão disponíveis em diversas versões pré-fabricadas, que podem ser adquiridas prontas para serem instaladas no local desejado, basta fazer a escavação do terreno e realizar as ligações hidráulicas. Depois de prontas, as piscinas de fibra de vidro podem receber acabamentos variados ao redor delas, como revestimento cerâmico, pedras naturais ou um deck de madeira.

5. Modelo de piscina de fibra de vidro – Foto: Habitissimo.com

5. Modelo de piscina de fibra de vidro – Foto: Habitissimo.com

A modernidade da piscina elevada

Se você gosta de fugir do tradicional e deseja ter uma piscina mais moderna no seu terraço, então pode pensar na possibilidade de construir um modelo com a estrutura elevada, que fica parcialmente acima do solo. Além de ser uma opção elegante, esse tipo de piscina também apresenta custos mais reduzidos para construção, já que não é necessário escavar o terreno tão profundamente como nos modelos convencionais.

É possível optar por uma piscina elevada feita com diferentes materiais, como o concreto, a alvenaria ou o vinil, basta escolher aquele que melhor atende as suas necessidades e dar início as obras.

6. Invista na modernidade da casa com pisicna elevada – Foto: Habitissimo.com

6. Invista na modernidade da casa com pisicna elevada – Foto: Habitissimo.com

Tendência em alta: borda infinita

Você provavelmente já ouviu falar das piscinas com borda infinita, já que elas estão em alta e vem ganhando cada vez mais admiradores. A principal característica de uma piscina com borda infinita está no fato de ela se integrar à paisagem, criando um efeito de continuidade com o cenário ao redor. Normalmente a água transborda em uma das laterais da piscina com borda infinita e é jogada novamente para o interior dela através de bombas.

7. A piscina com borda infinita está super em alta – Foto: Habitissimo.com

7. A piscina com borda infinita está super em alta – Foto: Habitissimo.com

Leveza e elegância com as piscinas de vidro

O vidro é um material que por is só transmite um toque sofisticado quando usado da forma correta, e por isso as piscinas de vidro podem ser a escolha certa para quem não abre mão de um efeito elegante.

É possível optar pela construção de uma piscina inteira de vidro ou mesclar esse material com o concreto e a alvenaria, dependendo do resultado desejado. Se você optar por uma piscina de vidro, lembre-se de contratar um profissional acostumado a trabalhar com esse material para lhe indicar o acabamento e a espessura adequada.

8. Invista na sofisticação da piscina de vidro – Foto: Habitissimo.com

8. Invista na sofisticação da piscina de vidro – Foto: Habitissimo.com

Boas energias com a piscina natural

Procura uma opção de piscina com menos produtos químicos e mais integrada à natureza? Então, provavelmente você deseja investir em uma piscina natural, que deve possuir uma região com plantas e cascalhos para atuarem como uma espécie de filtro e contribuir com a limpeza da água. As plantas ajudam a oxigenar a água e ainda eliminam nutrientes que podem criar algas e outros micro-organismos de fácil propagação. Além disso, o ideal é que a piscina natural conte com um mecanismo de bombas para circular a água e filtrá-la.

9. Modelo de piscina natural – Foto: Habitissimo.com

9. Modelo de piscina natural – Foto: Habitissimo.com

BLOG Eagletronica

Veja todas as matérias publicadas em nosso site.
Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?