Para manter a água limpa e saudável, preste atenção nestes cuidados com a piscina:
A manutenção das piscinas é muito importante para a saúde dos nadadores. A água precisa estar em boa qualidade, com as bordas e piso limpos. Para tanto, é preciso tomar alguns básicos cuidados com a piscina.
1. Ter uma ducha
Principalmente em piscinas de clubes, é importante ter uma ducha para que as pessoas enxaguem o corpo antes de entrarem na água. Assim, excesso de protetor solar ou outros produtos são lavados e não contaminam a água.
A ducha é fundamental, principalmente em piscinas públicas
Além da sujeira, alguns bronzeadores podem danificar os equipamentos de filtragem por meio de corrosão e incrustações.
2. Exame médico
Piscinas compartilhadas precisam ter regras para a saúde geral dos frequentadores. O exame médico é fundamental para evitar a contaminação de micoses e outras doenças de pele. Todo clube precisa dessa medida – mesmo que a água seja limpa e tratada diariamente!
3. Limpeza física
Não basta apenas cuidar da água. A piscina envolve toda uma estrutura física que precisa de manutenção.
A área externa precisa ser varrida e as bordas da piscina precisam ser esfregadas semanalmente com uma esponja e um produto apropriado.
Na água, além dos produtos químicos, também é importante usar uma peneira para retirar os resíduos, como insetos, folhas, entre outras coisas.
4. Limpeza química
É muito importante fazer a limpeza química da água, usando cloro e outros produtos.
A limpeza química inicia-se com a filtragem da água. Essa deve ser feita todos os dias. Em seguida, é importante aspirar o fundo da piscina e desinfetar a água com cloro. Piscinas públicas são obrigadas por lei a realizar essa desinfecção.
É necessário aspirar o fundo da piscina para limpeza total dela
Para facilitar, você pode usar um cloro flutuador, da HTH. A embalagem boia na água e vai liberando, aos poucos, ativos que matam bactérias. O efeito dura até 30 dias, garantindo uma água cristalina.
5. Medição do pH
É preciso verificar sempre os parâmetros da água, como alcalinidade, pH e cloro. Você pode usar fitas testes para isso.
Lembre-se que o pH ideal é entre 80 e 120 ppm. Quando não está nessa faixa, pode causar ardência nos olhos e na pele, além e água turva e corrosão dos equipamentos de filtragem e aspiração.
Fonte: Azevedo Tintas